Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n2-201

ISSN

2525-8761

Autores

Vânia Sofia Rodrigues Martins, António José Pacheco Ribeiro,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.

Referência(s)