Planejamento de uma rede de VLT na área central de Brasília com vistas a mitigar os problemas de mobilidade urbana na Capital Federal / Planning a VLT network in the central area of Brasilia with a view to mitigating the problems of urban mobility in the Federal Capital

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n2-403

ISSN

2525-8761

Autores

Jonie Daniel Meireles Doberstein De Magalhães, Mônica Soares Velloso,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Brasília sofre com as condições adversas vivenciadas no transporte, fruto de rotineiros congestionamentos, poluição ambiental e elevado tempo de deslocamento, consequências do expressivo aumento da frota de veículos, da precariedade da infraestrutura viária e da péssima qualidade do transporte coletivo. A partir desta constatação, o objetivo da presente pesquisa foi o de planejar uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT a ser implantada na área central da cidade, integrada às redes de transporte (existentes e planejadas), tomando como ponto de partida a análise de dados levantados em pesquisas de origem-destino. A escolha do VLT como protagonista do modelo planejado, se deu pelo fato deste modo atender ao transporte de massa de qualidade, com baixa emissão de poluentes e de fácil adequação ao meio no qual está inserido. Desta forma, foi elaborada uma proposta de implantação de um projeto de VLT circunscrito ao sistema viário de Brasília, a partir de critérios baseados no modelo tradicional de 4 Etapas. Para execução do trabalho, foram extraídos dados de pesquisas distritais publicadas, tais como, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/2018 e o Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos – PDTT/2018. Todas as análises foram realizadas a fim de se planejar linhas de VLT que atendessem à população com eficácia e eficiência. A presente pesquisa apresentou como resultado um planejamento de rede estratégica de VLT, oferecendo transporte de qualidade, integrado às estações de metrô e terminais rodoviários, visando uma opção de mudança modal, e projetada para atender a demanda em um horizonte de 20 anos.

Referência(s)
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