Paisagem, ambiente e banda desenhada / Landscape, environment and comics
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n2-313
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO projeto pretende desenvolver o pensamento crítico e espacial, bem como a Educação e sensibilização ambiental, a partir da observação da paisagem, com o auxílio da Banda Desenhada. O trabalho vem na sequência de uma experiência realizada no pré-escolar. A experiência parte da Banda Desenhada, permitindo o conhecimento indireto de várias paisagens e o desenvolvimento de observação crítica face ao ambiente natural. Discutiremos os conceitos de paisagem, pensamento crítico e utilização da Banda Desenhada como instrumento didático para o 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo vai de encontro a um contexto que a escola enfrenta: um mundo em rápida mudança e a passagem de um ambiente “Gutenberguiano” para outro digital; assim, pretende-se cativar os alunos para a educação ambiental, através da observação da paisagem com uma linguagem próxima dos seus interesses. A criança olha a paisagem de uma forma “Impressionista”, focando a atenção em pormenores e propõe alterações e intervenções funcionais. O trabalho sustenta-se teoricamente em Kieran Egan e a abordagem à paisagem é essencialmente baseada em Yi-Fu-Tuan, a banda desenhada será “Tintin”. Esta personagem é um viajante e Hergé, embora polémico, destaca-se pelo rigor dos ambientes/paisagens retratados (naturais e humanos) permitindo a construção de atividades em que as crianças tomem conhecimento de outras realidades e transponham esse olhar para o ambiente que lhes é próximo, com sentido crítico.
Referência(s)