Artigo Acesso aberto

Uma proposta de ensino da Matemática Financeira usando o App Inventor 2

2022; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v13n1a16

ISSN

2179-426X

Autores

Daniel de Deus Negrão Maués, Manuel de Jesus dos Santos Costa, Rômulo Correa Lima,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi propor, por meio de metodologias ativas, o ensino dos Sistemas de Amortização Constante (SAC) e Sistema de Amortização Francês (SAF), utilizando o aplicativo denominado Capitalização, criado na plataforma MIT App Inventor. Defendeu-se uma ferramenta para o ensino de Educação Financeira da população brasileira por meio de uma nova tendência metodológica. Logo, realizou-se uma proposta envolvendo o ensino híbrido e aprendizagem significativa. Para tanto, utilizou-se referências direcionadas à Matemática Financeira e ao uso de ferramentas tecnológicas, culminando em resumos. Ainda como informação, estruturou-se quatro atividades para o ensino da Matemática Financeira. Assim, após colher as informações, fez-se uma comparação com a proposta eleita, na qual constatou-se que as propostas metodológicas das dissertações analisadas apresentam similaridades, fato que proporcionou uma indicação de validade da proposta realizada.

Referência(s)