Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologias digitais para aprender e ensinar inglês no Brasil

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Linguagem: Português

10.35699/1983-3652.2022.38008

ISSN

1983-3652

Autores

Ronaldo Corrêa Gomes, Luciana de Oliveira Silva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Em uma sociedade pós-industrial marcada pela ascensão das tecnologias da informação e comunicação e pela arquitetura em rede, investigações sobre os usos de recursos tecnológicos para ensinar e aprender línguas tornam-se cada vez mais importantes para conhecermos o estado de difusão dessas inovações. Este estudo em forma de survey on-line buscou investigar quais eram as ferramentas digitais mais utilizadas por aprendizes e professores de inglês no Brasil. A investigação ocorreu em 2018 e 2019, antes da pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2), e contou com a participação de professores e estudantes de todas as regiões do Brasil. Os participantes responderam a um questionário divulgado em redes sociais e em eventos científicos da área de Letras. Os respondentes demonstraram identificar os diversos propiciamentos de recursos digitais para aprender e ensinar inglês.

Referência(s)