
Qualidade de vida de escolares da educação básica brasileira: revisão sistemática de literatura
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i4.27830
ISSN2525-3409
AutoresRicelli Endrigo Ruppel da Rocha, Silvia Adriany Kochan Marcon,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo desta revisão foi analisar as evidencias da literatura sobre a percepção da qualidade de vida relacionada à saúde em alunos da educação básica brasileira. Foi realizada uma busca nas bases da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; EBSCO e SciELO no período de janeiro de 2010 à julho de 2020. Para a busca utilizou-se a combinação dos seguintes termos: “Qualidade de Vida Relacionado à Saúde” AND “Estudantes” OR “Alunos” AND “Educação Básica” OR “Ensino Básico” AND “Health related quality of life” AND “Students” AND “Basic education”. Foram incluídos estudos originais que avaliaram a qualidade de vida relacionada à saúde em alunos do ensino fundamental e médio, escritos nos idiomas português e inglês. Atenderam aos critérios de inclusão 8 estudos e desses, 75% foram realizados nos últimos 5 anos, com alunos na faixa etária entre 7 a 22 anos e no total 5.507 alunos participaram das pesquisas. O PedsQL 4.0 e o KIDSCREEN 27 foram os instrumentos mais utilizados para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde dos escolares. Os alunos do sexo masculino, praticantes de esportes e com peso normal, apresentaram os melhores escores nos domínios e na percepção da qualidade de vida geral comparado aos alunos do sexo feminino, não praticantes de esportes e alunos com sobrepeso ou obesidade. Em conclusão, a qualidade de vida relacionada à saúde dos escolares da educação básica brasileira é influenciada pelo sexo, estilo de vida e estado nutricional.
Referência(s)