Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A história que a história não conta

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1806-5023.2022.e83636

ISSN

1806-5023

Autores

Francisco De Assis Gaspar Neto, Marcel Leandro Szymanski,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo tem como proposta refletir sobre como narrativas insurgentes podem contribuir para um desapagamento da cultura afro-diaspórica na contemporaneidade da cena. Para tanto, articula-se a experiência da performance [escrevedor de histórias] edição Quilombolas, tema de pesquisa, com as colaborações da obra Ensinando a transgredir, da escritora estadunidense bell hooks e as reflexões de Sonia Sobral sobre Públicos (espectador), para pensar o status quo colonial das artes da cena, na cidade de Curitiba e expor a necessidade de uma atuação politicamente engajada, apresentando o fenômeno do estilo de dança Passinho, as contribuições das Escolas de Samba e das Comunidades Remanescentes Quilombolas como narrativas insurgentes.

Referência(s)