Uso de jogos eletrônicos e o perfil antropométrico e cardiorrespiratório em escolares
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i4.27211
ISSN2525-3409
AutoresGabriel Boaventura, Carlos Eduardo Vaz Lopes, Bruno Cícero Teixeira, Marcelo José Colonna de Miranda, Gustavo Casimiro-Lopes,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO objetivo deste estudo foi Avaliar a quantidade de horas gastas com TV/jogos eletrônicos, o perfil antropométrico, a aptidão cardiorrespiratória e fatores sócio comportamentais em escolares. A amostra foi constituída de 28 estudantes, sendo 14 meninos e 14 meninas, do 6o ano do primeiro segmento do ensino fundamental da rede particular de ensino em área urbana, Foi aplicado um Questionário de Avaliação Sócio Comportamental. As medidas antropométricas (Estatura, massa corporal total e IMC) e o teste de Aptidão Cardiorrespiratória (corrida/caminhada - PROESP/Br). Em relação à existência de área de lazer (playground), 75% das residências dos meninos e 60% das residências das meninas possuem área de lazer. Ambos os grupos indicaram que brincam com outras crianças fora do ambiente escolar, sendo 81,3% dos meninos e 66,6% das meninas. Quanto às atividades fora da escola, 68,7% dos meninos e 66,6% das meninas têm uma preferência por jogos eletrônicos quando não estão em horário escolar. As meninas apresentaram significativamente um maior tempo de utilização de aparelhos eletrônicos em comparação com os meninos (Meninas 466,0 ± 8,623 min; Meninos 259,3 ± 12,71 min; p<0,0001). Apenas 35,7% dos meninos e 42,9% das meninas foram considerados eutróficos. Concluímos que a amostra observada gastam muitas horas do dia com TV/jogos eletrônicos muito acima do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A amostra apresentou, em sua maioria, um perfil antropométrico e cardiorrespiratório inadequados para a faixa etária, e mesmo com acesso a áreas de lazer, companhia para brincadeiras e gostar de fazer as aulas de Educação Física, preferem as atividades com TV/jogos eletrônicos fora do ambiente escolar, evidenciando uma preferência a atividades de lazer sedentário.
Referência(s)