
Conhecimentos e competências dos treinadores de rugby de categorias de base: comparação entre importância atribuída e domínio percebido
2022; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 44; Linguagem: Português
10.1590/rbce.44.e011521
ISSN2179-3255
AutoresAmanda Franco da Silva, Camila Borges Müller, Ciana Alves Goicochea, Marcelo Kopp Toescher, Eraldo dos Santos Pinheiro,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoRESUMO Objetivou-se comparar a importância atribuída (IA) e o domínio percebido (DP) de conhecimento e competências de treinadores de rugby do campeonato nacional juvenil. Treinadores das seleções estaduais de rugby (n=19) responderam o Questionário dos Conhecimentos e Competências do Treinador sobre a IA e o DP classificados em escala Likert. O teste de Wilcoxon foi realizado para comparar IA e DP. Os resultados relacionados aos conhecimentos apresentaram IA significativamente maior que DP. Nas competências, apenas o item “planejar uma sessão de treino” não apresentou diferença significativa entre IA e DP. Conclui-se que a IA é maior que o DP em diversas questões relacionadas aos conhecimentos e competências percebidas de treinadores de rugby juvenil.
Referência(s)