
Inteligência emocional: revisão sistemática da literatura
2022; Volume: 6; Linguagem: Português
10.15536/reducarmais.6.2022.2688
ISSN2237-9185
AutoresTatiele dos Santos Telaska, Araceli Aparecida Machado Minho,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO trabalho tem como objetivo mapear as publicações científicas relacionadas à inteligência emocional no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, realizou-se a busca por artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Portal Regional da BVS. As palavras-chave utilizadas foram inteligência emocional e escola, em cada uma das bases selecionadas, juntamente com o descritor booleano and. Os principais resultados encontrados evidenciam que as pesquisas focam principalmente em alunos e professores, sem considerar a questão familiar, há poucas pesquisas sobre o assunto e ressalta-se a importância das e intervenções realizadas em relação à inteligência emocional. Entende-se então que, abordar sobre inteligência emocional com as crianças na educação infantil, pode auxiliar no desenvolvimento futuro, possibilitando que consiga lidar com suas emoções, frustrações e que possam ter relações interpessoais mais assertivas.
Referência(s)