Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 4; Linguagem: Português

10.47149/pemo.v.4.4592

ISSN

2675-519X

Autores

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Edivânia Oliveira Zacarias, Maria Erica Rodrigues Lima, Francisco Nunes de Sousa Moura,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente trabalho surge durante a disciplina de Ensino de Ciências em um curso de Pedagogia nos Sertões de Crateús. Nessa perspectiva, objetivou-se compreender como o Ensino de Ciências está sendo realizado pelos professores da rede municipal de cinco cidade desta região. A investigação caracteriza-se como exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário aplicado à pedagogas em atividade docentes. Observamos que diante da atual realidade do ensino e suas condições precárias em relação aos quesitos de investimentos educacionais, é notório o desafio de propor diferentes estratégias e recursos didáticos que despertem o interesse e curiosidade dos alunos. Contudo, é relatado sobre a importância social das Ciências, mas que a formação inicial para atuar nesta área é incipiente, sendo ocorrida uma (auto)formação no percurso da prática docente. Assim, é relevante a ampliação da abordagem do conteúdo de ciências na formação inicial dos pedagogos, a fim de sanar tal lacuna.

Referência(s)