
Dos argonautas aos astronautas: admoestações intertextuais e ensino de literatura
2022; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 35; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p135-156
ISSN2236-4242
AutoresMárcio Matiassi Cantarin, Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo, propõe-se um projeto de ensino de literatura no Ensino Médio com base no “episódio do velho do Restelo”, da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Inicialmente, investiga-se a importância da intertextualidade para a leitura de textos literários, conforme Bakhtin (1995), Kristeva (1969) e outros. Sintetiza-se, também, a discussão sobre o ensino da leitura e a mediação do professor, assim como a revisão crítica do episódio, a partir de Massaud Moisés (1993), Salvatore D’Onófrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar a análise cruzada do discurso do velho do Restelo com os poemas Fala do Velho do Restelo ao Astronauta, de José Saramago, e O Homem; As Viagens, de Carlos Drummond de Andrade. Uma versão preliminar foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, guiando-se pelos pressupostos metodológicos do Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993) e da Sequência Expandida (COSSON, 2006).
Referência(s)