
Análise de Percepção para o Planejamento do Uso Público do REVIS Ilha dos Lobos: Identificando Características do Turismo Local por Meio das Redes Sociais
2022; Issue: 3 Linguagem: Português
10.37002/biobrasil.v12i3.1980
ISSN2236-2886
AutoresRafael Mendes Teixeira, Aline Kellermann, Daniela Martins Machado Oliveira, Guilherme Menezes Betiollo, Kelen Rodrigues da Veiga, Mariane Da Silva Bernardi,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoO uso público pode ser caracterizado como a forma de utilização das Unidades de Conservação pelos seus visitantes mediada por sua gestão, a qual buscará conciliar essas práticas com os objetivos de conservação. O crescimento do turismo em áreas naturais demanda o estabelecimento de parâmetros mais precisos em relação às diferentes práticas. Assim, dentre os estudos sobre o planejamento do turismo em unidades de conservação, o Rol de Oportunidades de Visitação em Unidades de Conservação pode se apresentar como uma ferramenta complementar à construção do Plano de Uso Público, sendo utilizado para, por exemplo, avaliar o perfil de uso público. Com isso, o presente trabalho buscou iniciar a primeira etapa de caracterização geral do uso público do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos e seu entorno, proposto pela ferramenta citada. O processo foi adaptado à situação atual de distanciamento social imposta pela pandemia, fazendo uso das redes sociais para identificar a percepção do público residente e visitante. Foram recebidas 205 respostas por meio de formulário online, provenientes de 42 cidades, sendo a maioria (49%) da comunidade local de Torres/RS e Passo de Torres/SC. “Sol e praia” foi citada como a principal forma de turismo realizada pelos participantes. As atividades contempladas com maior intenção de realização foram mergulho, surfe e passeio de barco. Os resultados apresentam um panorama simplificado das principais modalidades de turismo praticadas no território, os quais poderão auxiliar nas futuras discussões de elaboração do Plano de Uso Público para identificação dos potenciais turísticos a serem promovidos.
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