
Avaliação de narrativas orais de crianças: uma revisão de literatura
2022; Our Lady of the Rosary University; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.8509
ISSN2145-4515
AutoresAnny Caroline Caroline Gomes Nolasco, Bianca da Nóbrega Rogoski, Carlos Barbosa Alves de Souza, Eileen Pfeiffer Flores,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoExiste pouco consenso sobre o que constitui um bomreconto de uma história e como avaliar essa importante habilidade linguística. Este estudo revisou artigos publicados entre 2010 e 2018 que avaliaram narrativas orais de histórias por crianças, a fim de mapear e sistematizar as medidas qualitativas e quantitativas empregadas. Inicialmente os estudos analisados foram classificados de acordo com o uso de uma de quatro metodologias amplas: avaliações padronizadas, gramática narrativa, unidades-C e protocolos de pontuação de narrativa. No entanto, um exame mais detalhado mostrou que essa classificação geral obscureceu o fato de que as medidas específicas podiam não ser equivalentes entre estudos. Para melhorar esse esquema conceitual, as medidas específicas foram organizadas em novas categorias, baseadas em dimensões diferentes do desempenho da narrativa oral de histórias, como fluência, coesão e inclusão de elementos psicológicos. A aplicação desse novo esquema classificatório aos estudos publicados entre 2010 e 2018 revelou que as medidas específicas da qualidade narrativa variam ampla e ortogonalmenteaos métodos mais gerais empregados, o que explicaparte da confusão conceitual e metodológica presente na literatura sobre avaliação de habilidades narrativas orais. Espera-se que esse novo esquema de classificação possa ajudar a dissipar parte dessa confusão e melhorar a comparabilidade e a replicabilidade dos estudos.
Referência(s)