Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino-aprendizagem de matemática sendo basilar para aprender biologia no ensino médio na perspectiva do professor

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i4.26876

ISSN

2525-3409

Autores

Suerlane da Costa, Ana Paula Francisca Pires da Rocha, George Laylson da Silva Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os sujeitos desta investigação foram 10 docentes das disciplinas de biologia e matemática de escolas do município de Guarantã do Norte – MT, atuantes no ensino fundamental e médio da educação básica, no segundo semestre de 2020. Os dados foram coletados via questionário online com perguntas abertas e fechadas, que permitiram uma análise qualitativa que possibilitou descrever as relações sob a ótica dos professores entre o ensino-aprendizagem de Matemática e a aprendizagem de Biologia no ensino médio. Através da análise das respostas dos professores aos questionários, foi possível identificar que estes profissionais reconhecem a relação existente entre o ensino-aprendizagem da Matemática e o aprendizado de biologia no ensino médio, ademais os docentes caracterizam a relação entre essas disciplinas como de muita importância para o aprendizado dos alunos. Porém embora haja o reconhecimento da importância dessa relação, foi possível verificar que existem dificuldades da parte dos alunos e, por vezes, até mesmo dos professores em dominar os conteúdos matemáticos, o que pode dificultar o processo de ensino-aprendizagem da Biologia. Desse modo, foi possível concluir que sob a ótica do professor, existe uma importante relação entre o ensino-aprendizagem da Matemática e o aprendizado de Biologia no ensino médio, já que prévios conhecimentos de Matemática são necessários para o aprendizado de diversas áreas da Biologia. Dessa forma, dificuldades associadas ao ensino-aprendizagem da Matemática podem representar prejuízos ao aprendizado geral do aluno, incluindo na disciplina de Biologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX