
Simulador 2D tátil para montagem de circuitos elétricos para pessoas com deficiência visual
2022; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15536/thema.v21.2022.67-76.2110
ISSN2177-2894
AutoresGabriela Santos Leite, Gabriel Rodrigues de Castro, Karina Machado Silva, Diego Augusto Santos, Jefferson S. Martins,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEstudantes com deficiência visual precisam de ajustes nas atividades práticas tradicionais e nas estratégias metodológicas e didáticas empregadas pelo professor. Essas adaptações são baseadas em ferramentas de ensino multissensoriais, que reforçam o aprendizado de todos os alunos da classe. Dessa forma, o objetivo dessa prática experimental é produzir recursos didáticos simples que permitam que estudantes com deficiência visual e baixa visão possam aprender os conceitos básicos sobre circuito em série e em paralelo. Além da montagem dos circuitos táteis para a apresentação dos conceitos físicos, é apresentado um modelo de Simulador 2D tátil para que os alunos com deficiência visual possam, de forma independente, realizar as montagens dos circuitos em série e em paralelo. Palavras-chave: Circuito elétrico; deficiência visual; ensino de Física.
Referência(s)