Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Programa cuidando do mestre: a percepção dos professores da rede pública do município de Sobral-CE

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i5.27917

ISSN

2525-3409

Autores

Edine Dias Pimentel Gomes, Maria do Socorro de Sousa, Maria Petrília Rocha Fernandes, Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Francisca Emanuelle Sales Eugênio Bezerra, Nayara Machado Melo Ponte, Cynira Kezia Rodrigues Ponte Sampaio, Francisca Alanny Rocha Aguiar,

Tópico(s)

Voice and Speech Disorders

Resumo

A saúde vocal é considerada um fator importante na saúde e qualidade de vida dos profissionais docentes que utilizam a voz como instrumento de trabalho, as ações educativas permitem fortalecer a promoção da saúde, apontando sempre os aspectos preventivos para uma boa qualidade vocal. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores acerca do Programa Cuidando do Mestre desenvolvido nas escolas municipais de Sobral-CE. Utilizou-se da pesquisa qualitativa como abordagem mais adequada, e como caminho metodológico a pesquisa-ação. O universo da pesquisa foi composto por 8 professores em exercício, efetivos, no Sistema Público Municipal de Ensino de Sobral, que participaram de todas as oficinas do Programa Cuidando do Mestre. Os dados foram obtidos, através da entrevista semi-estruturada realizada com os professores participantes da pesquisa e a análise do conteúdo ancorou-se, na análise temática. Os resultados confirmaram que, o Programa Cuidando do Mestre, possibilitou grandes mudanças na percepção dos professores acerca da saúde vocal. Portanto, é imprescindível a implantação de cursos, palestras, oficinas, consultorias com o objetivo de desenvolver o conhecimento vocal do professor como requisito para sua saúde.

Referência(s)
Altmetric
PlumX