Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação Infantil: O Ensino das Relações Étnicos Raciais

2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5965/24471267732021096

ISSN

2447-1267

Autores

Imara Queiroz Bispo,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Esta pesquisa é fruto de uma oficina realizada na Educação Infantil na época em que fui mestranda em Ensino e Relações Étnicos Raciais. Tem como objetivo proporcionar o ensino das relações étnicos raciais, destacando a importância dos/as negros/as na construção da sociedade brasileira para alunas e alunos da Educação Infantil a partir de diálogos decoloniais, utilizando metodologias dialógicas e expositivas. O referencial teórico contemplou discussões acerca de colonização, racismo, identidade racial. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram numa oficina realizada no mês de novembro por simbolizar o mês da consciência Negra na Escola Joserinda Pereira localizada no município de Itacaré Bahia. Os dados obtidos indicam a presença do racismo e da ausência de pertencimento identitário. O racismo tem formas e estruturas e ocorre pela ausência de uma educação (de) colonial. Com base nos resultados e discussões apresentadas considera-se a importância do ensino para as relações étnicos raciais durante todo o ano letivo, assim como a formação dos profissionais da educação e família para as relações étnicos raciais.

Referência(s)