Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas de Educação Ambiental no EMITI: estudo de caso na EEB Nereu Ramos, Santo Amaro da Imperatriz (SC)

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2022.v17.13508

ISSN

1981-1764

Autores

Carmelita Olga Dias Rosa,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) é uma forma de educação com horário ampliado, buscando oportunizar entre educadores e jovens a construção conjunta de uma educação que valoriza o tradicional, mas que busca desenvolver competências para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes. O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas de Educação Ambiental oportunizadas nos projetos de intervenção do EMITI. Para tal, buscamos conhecer as percepções e práticas de Educação Ambiental adotadas pelos professores. Estes compreendem que a Educação Ambiental é um tema transversal, porém demonstram desconhecimento em relação às definições de transversalidade e interdisciplinaridade. Os resultados demonstram que a implantação do EMITI, bem como seus projetos, favorecem uma conscientização de professores e estudantes quanto aos temas voltados à Educação Ambiental na escola.

Referência(s)