Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Agenda ambiental da administração pública: A3P como instrumento de Educação Ambiental no Instituto Federal do Amazonas

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2022.v17.12995

ISSN

1981-1764

Autores

Valdiney Ferreira de Almeida, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Marcelo Limont, Artemízia Rodrigues Sabino, Elisângela Karine Martins, Graciele Bianquim de Almeida,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo analisa a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e sua aplicabilidade como instrumento de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado aos gestores do IFAM, observação in loco e a Análise de Conteúdo. A Aderência à A3P pelo IFAM ficou acima de 60%, contudo, no envolvimento da comunidade acadêmica nas ações de EA, identificaram-se ações pontuais, como evento com discentes e servidores, distribuição de caneca sustentável e garrafinha squeeze, equipamentos eletrônicos reutilizados em aulas práticas, hortas, plantas e arborização. Assim, conclui-se que a ausência de projetos sistematizados e institucionais, de gestão participativa e comunicação eficiente na comunidade são os principais percalços para que A3P seja eficientemente utilizada como instrumento de EA no IFAM.

Referência(s)