
Agenda ambiental da administração pública: A3P como instrumento de Educação Ambiental no Instituto Federal do Amazonas
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2022.v17.12995
ISSN1981-1764
AutoresValdiney Ferreira de Almeida, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Marcelo Limont, Artemízia Rodrigues Sabino, Elisângela Karine Martins, Graciele Bianquim de Almeida,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo analisa a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e sua aplicabilidade como instrumento de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado aos gestores do IFAM, observação in loco e a Análise de Conteúdo. A Aderência à A3P pelo IFAM ficou acima de 60%, contudo, no envolvimento da comunidade acadêmica nas ações de EA, identificaram-se ações pontuais, como evento com discentes e servidores, distribuição de caneca sustentável e garrafinha squeeze, equipamentos eletrônicos reutilizados em aulas práticas, hortas, plantas e arborização. Assim, conclui-se que a ausência de projetos sistematizados e institucionais, de gestão participativa e comunicação eficiente na comunidade são os principais percalços para que A3P seja eficientemente utilizada como instrumento de EA no IFAM.
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