
Educação interprofissional na Atenção Básica: um estudo cartográfico da formação de residentes em Saúde
2022; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/interface.210090
ISSN1807-5762
AutoresAlisson Tiago Gonçalves Vieira, Luciano Bairros da Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO artigo objetivou cartografar o processo de educação interprofissional em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A pesquisa está apoiada nos fundamentos teórico-metodológicos da filosofia da diferença e no método cartográfico. O cenário da pesquisa incluiu Unidades Básicas de Saúde e setores técnicos da Secretaria Municipal de Saúde da capital Maceió. As atividades e os encontros realizados no período de formação, de 2015 a 2017, foram registrados em diários de bordo. A leitura desses registros inspirou a escrita de crônicas-narrativas, procedimento para sistematização das informações, as quais constituíram o corpus do trabalho. A análise resultou nos eixos: movimentos de (des)territorialização; relação formação-trabalho; (trans)formações da Psicologia; e participação e controle social. Considerou-se o corpo o principal dispositivo para educação interprofissional, sugerindo a necessidade de espaços coletivos orientados para análise compartilhada da atenção e da gestão na Atenção Básica.
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