Artigo Acesso aberto

Síndrome de Down: desenvolvimento das habilidades musicais, motoras e de linguagem

2022; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.46814/lajdv4n2-013

ISSN

2674-9297

Autores

Karla Maythé Figueroa Guzmán,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A educação musical nas diversas etapas da vida do ser humano deve fundamentar-se com certas características as quais permitem desenvolver o indivíduo em seu ótimo potencial. Na Educação Especial (crianças com deficiência, seja intelectual ou física), a educação musical assume maior importância na formação das crianças com deficiência. A deficiência é [... "qualquer limitação grave que afeta mais de um ano de atividade do paciente e tem sua origem em uma deficiência” ...] OMS[1]. Esta pesquisa é sobre a Síndrome de Down (SD) (Pueschel 2002; 18) [2], considerado socialmente como deficiência intelectual[3] e visa mostrar o efeito da música na educação das crianças com essa síndrome. Foi realizada a revisão da literatura em relação à: música, educação musical, deficiência mental e síndrome de Down, seus tipos e efeitos. A partir do um projeto do curso de música que foi aplicado a um grupo de seis crianças entre 6 a 8 anos com SD, os resultados ainda estão sendo testados para defender a hipótese da pesquisa.

Referência(s)