Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Autoetnografia colaborativa em tempos de pandemia: uma experiência de ensinoaprendizagem terapêutica e decolonial

2022; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/interface.210140

ISSN

1807-5762

Autores

Bárbara Taciana Furtado, Ana Cimbleris-Alkmim, Felipe Augusto dos Santos Oliveira Lima, Djenane Ramalho de Oliveira,

Tópico(s)

Qualitative research in health

Resumo

Esta Autoetnografia colaborativa teve como objetivo compreender a experiência de três estudantes em disciplina de Autoetnografia no programa de pós-graduação na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais durante o período inicial da pandemia de Covid-19. Para tal, os diários de campo e as produções autoetnográficas dos estudantes – textos, poemas, fotografias, arquivos em áudio e arquivos em vídeo com performances ou dança – foram analisados. Destacaram-se os diversos aspectos terapêuticos e decoloniais que a Autoetnografia oportuniza pelo exercício metacognitivo. A disciplina humanizou o ambiente acadêmico proporcionando interconexão das ciências convencionais com as artes e a cultura. Este trabalho aponta os benefícios da Autoetnografia para a formação de profissionais de saúde críticos e reflexivos, especialmente os farmacêuticos, por promover competências apropriadas ao cuidado centrado na pessoa.

Referência(s)