Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Analogias no Ensino de Ciências: atividades desenvolvidas em um curso de formação continuada

2022; Volume: 6; Linguagem: Português

10.15536/reducarmais.6.2022.2718

ISSN

2237-9185

Autores

Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar como as atividades desenvolvidas ao longo de um curso de formação continuada possibilitaram professoras refletirem acerca do uso espontâneo de analogias. A pesquisa é de abordagem qualitativa e envolveu a participação de professoras de Ciências. O curso foi realizado em cinco encontros, tendo como tema o uso planejado da linguagem analógica no ensino de Ciências. Várias atividades foram desenvolvidas, como a leitura de um texto sobre o contexto histórico do surgimento da analogia ‘coração-bomba’ e a produção de planos de aulas. O curso foi gravado em áudio, e as reflexões das participantes foram analisadas por meio da análise textual discursiva. Devido o curso ter sido formulado na perspectiva reflexiva e colaborativa, as participantes puderam refletir sobre a sua prática com analogias, essencialmente espontânea. As atividades propiciaram a apropriação dos saberes essenciais para o uso de analogias planejadas. Raciocinar analogicamente é uma característica exclusivamente humana e natural. No entanto, é necessário que o professor tenha uma formação específica que o conduza a uma reflexão consciente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX