<br/> PANDEMIA POR COVID-19: O IMPACTO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - REVISÃO INTEGRATIVA <br/>
2022; University of Évora; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24902/r.riase.2021.7(2).488.252-277
ISSN2183-6663
AutoresCarla Sofia Trindade, Rute Isabel Trigo, Isabel Cristina Pena, Ana Rita Gomes, Inês Cristina Serôdio, Francisco Manuel Vaz,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoIntrodução : A COVID-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde como pandemia e foram implementadas medidas para proteção da saúde e preparação da resposta dos sistemas de saúde. As medidas de distanciamento social, acarretaram efeitos colaterais com impacto na saúde mental da criança/adolescente pelo que se tornou importante compreender as reações e as necessidades desta população. O objetivo foi identificar o impacto do distanciamento social na saúde mental da criança/adolescente durante a pandemia por COVID-19. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura, através de pesquisa no agregador de base de dados EBSCOhost®, B-on e ResearchGate®, com os descritores de pesquisa selecionados, no período da segunda quinzena de março à primeira quinzena de abril de 2020 e posteriormente na primeira quinzena de maio de 2021, para responder à questão: Qual o impacto do distanciamento social na saúde mental da criança/adolescente durante a pandemia por COVID-19? Resultados : Foram seguidos os passos do modelo PRISMA ( Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses ), atendendo aos critérios de inclusão. Após a análise dos artigos, selecionaram-se 12 para integrar a amostra. Conclusão: Os resultados da revisão integrativa evidenciam repercussões na saúde mental. Foram descritas estratégias para minimizar as consequências, sendo as intervenções de enfermagem preponderantes na deteção de alterações na saúde mental e na implementação de estratégias para minorar estas perturbações. Palavras-chave: Adolescente; Criança; Distanciamento Social; Pandemias; Saúde Mental
Referência(s)