Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sala de aula invertida: uma estratégia para a execução de metodologias ativas em tempos de pandemia de Covid-19

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i4.27426

ISSN

2525-3409

Autores

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Elaine de Farias Giffoni de Carvalho, Querem Hapuque Monteiro Alves Muniz, Maria José Costa dos Santos, Daniel Brandão Menezes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A sala de aula invertida é fundamentada nos princípios das metodologias ativas, na qual o aluno assume o papel principal no seu processo de aprendizagem. Desse modo, este artigo objetiva analisar a utilização da Sala de Aula Invertida, como estratégia para execução de exposições dialogadas, na disciplina Letramento e Alfabetização do curso de Pedagogia do PARFOR/UFC durante o ensino remoto emergencial, por meio do Google Meet. A pesquisa apresentada é um estudo do tipo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a observação da prática da professora-formadora em ação conjunta com os estudantes, registrado em um diário de campo e nas gravações, acordadas com os professores-estudantes. Como resultado, ficou evidenciado que a exposição dialogada, a partir da estratégia utilizada, proporcionou de forma significativa a participação dos estudantes em todas as ações propostas, com autonomia e criatividade, estimulando o raciocínio lógico, o senso crítico e a interatividade. Concluiu-se que, com essa pesquisa, foi possível compreender que com a utilização da sala de aula invertida antes das exposições dialogadas, os estudantes obtiveram um melhor desempenho, pois participaram das aulas de forma mais efetiva, mesmo durante o ensino remoto, não comprometendo seu processo de aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX