Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Para além dos contos de fadas: representações de gênero no ensino de leitura e de escrita para estudantes de 3º ano do ensino fundamental

2022; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 35; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v35i1p39-58

ISSN

2236-4242

Autores

Sabrine Weber, Leonardo da Silva, Quézia Delgado Caleffi Lemos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo objetiva analisar representações de gênero de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, a partir de atividades envolvendo contos de fadas e suas reinvenções. O estudo desenvolveu-se como uma intervenção pedagógica, realizada com a participação dos discentes de uma escola estadual de Santa Catarina. Para o desenvolvimento das atividades, foram mobilizadas concepções bakhtinianas de leitura e escrita enquanto processos, conceitos da formação do imaginário da criança pelos contos de fadas e a importância do desenvolvimento da conscientização crítica. As coleções Antiprincesas e Anti-heróis foram utilizadas para apresentar às crianças outras configurações de representação de príncipe e princesa. Nas produções discentes de textos e de desenhos, foi possível observar que, ao mesmo tempo que os estudantes introduziram representações que se aproximam dos estereótipos de gênero presentes em muitos contos de fadas, também evidenciaram elementos de recontextualização e ressignificação, a partir do trabalho com as coleções Antiprincesas e Anti-heróis.

Referência(s)