
#TER FÉ SEM AGLOMERAR NO BOMJÉ
2022; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21680/2357-8211.2022v10n1id26021
ISSN2357-8211
AutoresSilvana Pirillo Ramos, Renata Mayara Moreira de Lima,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEm 2021, diante da Pandemia de Covid-19 e das restrições sanitárias, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo/AL, na sua 137ª edição, aconteceu seguindo as recomendações das autoridades de saúde, preservando-se os rituais litúrgicos, mas com cancelamento dos mega shows artísticos, que imprimiu à festividade, ao longo dos anos, o status de evento turístico. Levando isso em consideração, o objetivo desse artigo é analisar o processo de planejamento e organização da Festa em meio a Pandemia de Covid-19 e do aproveitamento das imagens de todo esse processo para a promoção turística de Penedo, por meio das postagens da Prefeitura Municipal no Instagram. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com a realização de análise de conteúdo, a partir de leitura flutuante, leitura aprofundada e produção de inferências das postagens realizadas. Os principais resultados evidenciam uma série de adaptações na Festa de Bom Jesus dos Navegantes, mudando-se práticas e rituais religiosos secularmente instituídos. Fica evidente que as ações que buscaram minimizar a aglomeração só foram possíveis em virtude do planejamento conjunto entre gestão pública e diocese local, com o envolvimento de várias secretarias. Verificou-se ainda um paradoxo na promoção da Festa, enquanto festividade religiosa e evento turístico. Ao mesmo tempo em que há a exaltação do “resgate” das tradições, do alinhamento da festividade a sua verdadeira origem; há também uma espetacularização da festa com fotos e vídeos dignos de portfólios de destinos turísticos. Palavras-chave: Bom Jesus dos Navegantes. Covid-19. Penedo. Promoção do Turismo.
Referência(s)