
A importância dos jogos para a terapia de crianças com TDAH
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i4.27705
ISSN2525-3409
AutoresAline dos Santos Moreira de Carvalho, Léia Flauzina da Silva Albuquerque, Pacifico Ferraz Souto, Jean Carlos Triches, Veronica C P Amorim, Lucélia Aparecida Jagobucci, Gabrielle Oliveira dos Santos Anchieta, José Luis Monteiro da Conceição, Sabrina da Silva Menezes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é conceituado em duas vertentes distintas: o conceito biomédico e a teoria histórico-comportamental. Muitos estudos são voltados para estratégias e metodologias pedagógicas que auxiliem na terapia de crianças com TDAH e, consequentemente, na melhoria da aprendizagem, do comportamento e de relacionamentos, uma vez que os estudos sobre o transtorno estão intimamente ligados ao contexto escolar pois é nesse que geralmente acontece o diagnóstico assim como há o acompanhamento dos tratamentos e terapias. Uma das metodologias utilizadas tanto na terapia comportamental como no contexto escolar é a metodologia de jogos ou gamificação, que através do lúdico, objetiva desenvolver habilidades e competências assim como aspectos comportamentais, sociais e intelectuais das crianças com TDAH. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância dos jogos na terapia de crianças com TDAH, tecendo algumas características na terapia, conceituando gamificação no contexto escolar e relacionando ambas com o transtorno. Para tal, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e exploratório, no que concerne os objetivos propostos. A produção textual resultante compreende os resultados obtidos pela exploração bibliográfica do tema, assim como pela relação de importância analisada. As conclusões e impressões da autora estão nas conclusões finais.
Referência(s)