Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pacto Educativo Global, Campanha da Fraternidade 2022 e a Pastoral da Educação: elos, fundamentos e práxis

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i4.26978

ISSN

2525-3409

Autores

Márcio Adriano de Azevedo,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

Pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade aborda a problemática da educação como tema central: Fraternidade e Educação, cujo enfoque havia tematizado as campanhas anteriores - 1992 e 1998. Historicamente, a Igreja sempre expressou por meio do mundo da educação formas e modos privilegiados de concretização da sua missão evangelizadora. Dessa forma, tendo em vista tal compromisso, este artigo tem como objetivo articular os fundamentos e os propósitos do pensamento do Papa Francisco, a partir do Pacto Educativo Global, com os objetivos da Campanha da Fraternidade 2022 e da Pastoral da Educação. Com abordagem qualitativa, a pesquisa optou metodologicamente pelos procedimentos da revisão bibliográfica e da análise documental acerca dos fundamentos que embasam o Pacto Educativo Global, a Campanha da Fraternidade e aqueles que subsidiam a implantação da Pastoral da Educação. Partimos, portanto, do pressuposto de que nos encontramos no contexto ímpar e valioso para fomentar, fortalecer e estruturar a ação eclesial e pastoral da Igreja no mundo da educação, por meio da Pastoral da Educação. Logo, concluímos que a Pastoral da Educação constitui-se como possibilidade, instrumento, semente e farol para a ação e práxis eclesial e pastoral, mobilizando os educadores, inclusive os que já se encontram engajados, e fortalecendo os processos educacionais e pastorais dentro e fora da Igreja, visto que o pacto educativo pressupõe a Igreja em Saída: o estabelecimento da cultura do encontro, da integração da Igreja com outros segmentos e agências que atuam no mundo da educação e para fortalecê-la na perspectiva da formação humana integral e solidária, tendo a pessoa humana no centro do processo.

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