
Os paradoxos no ensino de Matemática: uma perspectiva histórica
2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 19; Issue: 01 Linguagem: Português
10.37001/remat25269062v19id588
ISSN2526-9062
AutoresInocêncio Fernandes Balieiro Filho, Ernandes Rocha de Oliveira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNo desenvolvimento da Matemática, os paradoxos exerceram um papel notável e preponderante em diversos períodos do progresso dessa ciência, promovendo revoluções, transformações e contribuindo para ampliar ideias, raciocínios, conceitos, métodos, rigor e a Lógica. Dessa forma, este artigo aborda alguns paradoxos envolvendo números e funções e discute suas contribuições para a construção axiomática do conjunto dos números negativos, para uma conceitualização rigorosa de limites infinitos e para a formalização do conceito de função. Com isso, apontamos os paradoxos como um recurso para o ensino e a aprendizagem da Matemática, que além de despertar a curiosidade, criar um ambiente para o debate, incentivar os alunos a examinar pressupostos e mostrar que as falhas da lógica e argumentos errôneos são uma característica comum na evolução da Matemática, também pode contribuir para que os professores desenvolvam uma nova postura diante dos erros cometidos pelos alunos.
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