Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os paradoxos no ensino de Matemática: uma perspectiva histórica

2022; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 19; Issue: 01 Linguagem: Português

10.37001/remat25269062v19id588

ISSN

2526-9062

Autores

Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, Ernandes Rocha de Oliveira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

No desenvolvimento da Matemática, os paradoxos exerceram um papel notável e preponderante em diversos períodos do progresso dessa ciência, promovendo revoluções, transformações e contribuindo para ampliar ideias, raciocínios, conceitos, métodos, rigor e a Lógica. Dessa forma, este artigo aborda alguns paradoxos envolvendo números e funções e discute suas contribuições para a construção axiomática do conjunto dos números negativos, para uma conceitualização rigorosa de limites infinitos e para a formalização do conceito de função. Com isso, apontamos os paradoxos como um recurso para o ensino e a aprendizagem da Matemática, que além de despertar a curiosidade, criar um ambiente para o debate, incentivar os alunos a examinar pressupostos e mostrar que as falhas da lógica e argumentos errôneos são uma característica comum na evolução da Matemática, também pode contribuir para que os professores desenvolvam uma nova postura diante dos erros cometidos pelos alunos.

Referência(s)