
Bora Jogar: desenvolvimento de jogos para auxiliar na aprendizagem de programação
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 5 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i5.27668
ISSN2525-3409
AutoresAna Paula Berto Bezerra, Ewerthon Dyego de Araújo Batista, Jamile Farias de Sousa, Taynná de Almeida Olegário, Eliel Bento Evangelista, Romeryto Vieira Lira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoIntrodução: a desistência de alunos sempre foi um problema na área da tecnologia da informação, e uma das principais causas que influenciam é a dificuldade que os estudantes apresentam em aprender programação. Visando amenizar esse problema, o presente artigo se baseia na gamificação para aprimorar e facilitar o estudo de programação através da criação de jogos de tabuleiro e digitais. Objetivo: criar jogos de tabuleiro e digitais para auxiliarem no ensino e no aprendizado de programação para alunos iniciantes. Metodologia: o projeto foi dividido em quatro fases: busca de artigos relacionados à utilização de jogos e a facilitação do aprendizado de alunos na programação; logo após, a partir das respostas de um survey, desenvolvido anteriormente, os temas usados para criar os jogos foram escolhidos, houve a implementação da versão em tabuleiro e da versão digital dos jogos. Resultados: a partir da busca de materiais que tivessem relação com o tema, foram selecionados seis artigos relevantes para análise, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-determinados; a partir dos resultados da pesquisa que foi produzida com o intuito de detectar as maiores dificuldades dos alunos na disciplina de Algoritmos e Lógica de programação, foram obtidas as respostas que ajudaram a nortear a produção dos jogos. As versões em tabuleiro foram produzidas com o draw.io, um editor de gráficos online, e as versões digitais foram desenvolvidas com a ferramenta Flippity, usada para criar diferentes tipos de jogos.
Referência(s)