Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ciência e quadrinhos: algumas relações possíveis

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 18; Issue: 40 Linguagem: Português

10.18542/amazrecm.v18i40.11911

ISSN

2317-5125

Autores

Cláudia Almeida Fioresi, Jean Francisco De Oliveira Gomes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A circulac?a?o dos quadrinhos na sociedade é uma prática cada vez mais comum, tanto entre crianças, jovens como adultos. Acreditando nas potencialidades dos quadrinhos, como um elemento motivador, e por poder despertar o interesse dos estudantes, buscamos neste artigo discutir sobre possíveis aproximações dos quadrinhos com o ensino de ciências. Para tanto, realizamos um recorte de revistas de quadrinhos explorando algumas histórias populares, como as produzidas pela Marvel, DC comics e Manga?s, demostrando como os mesmos podem se relacionar com alguns conceitos científicos. A partir de nosso recorte buscamos um entrelaçamento entre ficção científica especulativa, o conhecimento científico e o ensino de ciências, apresentando algumas possibilidades e alternativas para a inserção desta linguagem na sala de aula. Além disso, acreditamos que este estudo pode fomentar novas pesquisas que pensem em relações e articulações possíveis entre a ciência e quadrinhos.

Referência(s)