Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por uma escola inclusiva e democrática

2022; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39

ISSN

1809-3876

Autores

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho, Andréa Rosana Fetzner, Jurjo Torres Santomé,

Tópico(s)

Inclusive Education and Diversity

Resumo

A entrevista com Jurjo Torres Santomé foi realizada como parte dos estudos sobre a justiça curricular e sobre como tal conceito poderia contribuir para práticas escolares e pedagógicas inclusivas. Situa sua trajetória e contribuições para a percepção do campo do currículo como um ambiente crítico às abordagens tecnicistas que, por vezes, predominam na área das práticas pedagógicas. O professor nasceu em Castro de Rei, província de Lugo, na Espanha e reside na cidade da Corunha. É casado e pai de uma jovem, formou-se em pedagogia e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É professor catedrático na Universidade da Coruña, onde coordena o grupo de pesquisa Inovações Educativas. Seus livros e artigos estão publicados em diferentes países, tendo dentre seus temas de estudo a formação dos professores, o currículo integrado, a justiça curricular, entre outros.

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