Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A caatinga nos livros didáticos de ciências e geografia em escolas do núcleo de desertificação de Irauçuba, Ceará

2022; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2594-9616.2022.252033

ISSN

2594-9616

Autores

Pedro Julio De Castro Filho, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

A Caatinga constitui-se como uma importante temática a ser ensinada no Ensino Fundamental, especialmente no ensino de Ciências e de Geografia. Os livros didáticos são tidos em muitas escolas como o principal recurso utilizado nas aulas, complementando a prática pedagógica e auxiliando o professor quanto aos usos e aplicações dos conteúdos propostos em sua prática. Nesse sentido, os livros desempenham uma função importante na abordagem dos conteúdos necessários ao processo de ensino-aprendizagem, o que engloba o ensino da Caatinga. Esse estudo objetivou analisar os conteúdos sobre Caatinga nos livros didáticos de Ciências e de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Irauçuba e de Sobral, ambas situadas no noroeste do Estado do Ceará. A pesquisa, de caráter qualitativo, recorre ao método de análise documental, utilizando os materiais didáticos de 06 escolas. Como resultados, embora alguns critérios de análise tenham sido considerados como satisfatórios em alguns livros, verificou-se que os conteúdos referentes à Caatinga nos livros de Ciências e de Geografia do 7º ano, de forma geral, não conseguem trazer uma abordagem consistente e aprofundada, prevalecendo a ideia de que estes conteúdos são colocados em segundo plano e descontextualizados da realidade e da convivência dos alunos.

Referência(s)