
MOTES PARA LER O MUNDO: OS FOLHETOS DE CORDEL COMO MEDIADORES DE PROCESSOS EDUCATIVOS COM ARTES
2022; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 42; Issue: 116 Linguagem: Português
10.1590/cc259065
ISSN1678-7110
AutoresMilla Maués Pelúcio Pizzignacco,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO Neste artigo é desenvolvida uma reflexão sobre as práticas de alfabetização, textual e visual, fomentadas pelo cordel em meados do século XX. Para tal, são cotejadas as dinâmicas de ensino/aprendizagem das rodas de leitura de folhetos com as dos “círculos de cultura” da proposta pedagógica de Paulo Freire. Considerando os impressos populares como propulsores do “direito à literatura e à xilogravura”, coloca em relevo a experiência da Lira Nordestina na mediação de processos educativos com artes e na manutenção do acesso à fruição e à produção estética.
Referência(s)