Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MOTES PARA LER O MUNDO: OS FOLHETOS DE CORDEL COMO MEDIADORES DE PROCESSOS EDUCATIVOS COM ARTES

2022; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 42; Issue: 116 Linguagem: Português

10.1590/cc259065

ISSN

1678-7110

Autores

Milla Maués Pelúcio Pizzignacco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO Neste artigo é desenvolvida uma reflexão sobre as práticas de alfabetização, textual e visual, fomentadas pelo cordel em meados do século XX. Para tal, são cotejadas as dinâmicas de ensino/aprendizagem das rodas de leitura de folhetos com as dos “círculos de cultura” da proposta pedagógica de Paulo Freire. Considerando os impressos populares como propulsores do “direito à literatura e à xilogravura”, coloca em relevo a experiência da Lira Nordestina na mediação de processos educativos com artes e na manutenção do acesso à fruição e à produção estética.

Referência(s)
Altmetric
PlumX