Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento (tecnológico), em Moçambique

2022; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2022v20i1p100-127

ISSN

1809-3876

Autores

Telma Amorgiana Fulane Tambe, Cândida Soares da Costa, António Cipriano Parafino Gonçalves,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O artigo analisa de que forma o desenvolvimento (tecnológico) afeta a participação das mulheres nas matrículas em áreas específicas de Ciências da Natureza, Engenharia, Agricultura e Saúde (CNEAS) do ensino superior, com base em indicadores socioeconômicos. Combinando duas fontes de dados nacionais: números do censo provincial e nacional do Instituto Nacional de Estatística/INE (2007; 2015; 2017a) e dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), entre 2010 e 2015, estima-se a presença das mulheres em áreas específicas como tecnologia da informação, engenharia e saúde. Os resultados revelam maior participação das mulheres na capital Maputo; os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e urbanização são preditores positivos à maior participação das mulheres nos cursos de saúde, mas preveem negativamente sua atuação em tecnologias de informação e engenharias.

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