
ensino remoto de Educação Física em narrativa
2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.122440
ISSN1982-8918
AutoresLeilane Shamara Guedes Pereira Leite, Alan Queiroz da Costa, Márcio Romeu Ribas de Oliveira, Allyson Carvalho de Araújo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA literatura tem apostado na compreensão coevolutiva entre tecnologia e educação destacando o professor como peça-chave neste processo. O objetivo do texto é problematizar a vivência pedagógica de uma professora de Educação Física da rede estadual de ensino durante a pandemia de covid-19, sob as lentes do neotecnicismo e das literacias emergentes. Adotou-se a metodologia qualitativa a partir dos estudos narrativos, dos casos pedagógicos e suas contribuições para formação docente. Como resultados percebeu-se o sentimento de incompetência para lidar com plataformas digitais, o apoio de uma rede de colaboração por pares, a urgência do “como utilizar ferramentas tecnológicas” e, em segundo plano, “o que ensinar”. Considera-se, por fim, que pensar o ensino remoto de Educação Física na pandemia é mais do que pensar em tecnologia, mas antes é refletir sobre como o professor se forma pela experiência e as possibilidades de modificação na percepção de aula de Educação Física neste contexto.
Referência(s)