Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fenômenos químicos e físicos: uma prática experimental com o 4º ano do Ensino Fundamental

2022; Volume: 17; Issue: 48 Linguagem: Português

10.47385/cadunifoa.v17.n48.3780

ISSN

1982-1816

Autores

Matheus Felipe dos Reis Rodrigues, Sylvia Stella Amaral, Anderson Rodrigues Ramos, Anne Paulino Bajur, Fernanda de Jesus Costa,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar as contribuições de uma prática experimental sobre os fenômenos químicos e físicos, realizada com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública localizada no Município de Ibirité (MG). Este estudo é caracterizado por uma abordagem quali-quantitativa, sendo que os dados obtidos resultam da observação e de um questionário respondido pelos estudantes participantes. A análise dos dados demonstra que cerca de 70% dos discentes conseguiram identificar de maneira correta os experimentos realizados como sendo fenômenos de ordem química ou física. Porém, quando solicitamos que classificassem os experimentos conforme seu caráter (químico ou físico), a porcentagem de acertos caiu para aproximadamente 50%. Esse resultado demonstra, possivelmente, uma dificuldade na compreensão de parte do instrumento avaliativo usado. Entretanto, a participação dos discentes e as discussões realizadas com a turma indicam que a metodologia usada pode ser considerada uma ferramenta eficiente para o ensino do conteúdo de fenômenos químicos e físico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX