Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comunicação de moda em tempos de pandemia: conteúdos de empresas fast fashion e slow fashion em mídias digitais

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5965/1982615x15362022061

ISSN

1982-615X

Autores

Marina Pereira Rios, Sílvia Helena Belmino,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pelo cenário da pandemia da Covid-19, um vírus que causou muitas mortes entre a população mundial e transformou o modo de interação e relacionamento social no mundo. A indústria da moda é responsável por uma significativa parcela do consumo mundial, sendo consequentemente afetada por esse contexto. Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos do site e rede social Instagram das empresas Riachuelo (modelo fast fashion de produção) e Flávia Aranha (modelo slow fashion de produção), no período de março a maio de 2020, para compreender quais estratégias foram utilizadas e como as empresas se posicionaram nas mídias digitais durante a pandemia. Os resultados indicaram similaridades em termos de comunicação e algumas diferenças no foco do conteúdo das empresas sobre essa temática. A Riachuelo e a Flávia Aranha, além da criação de conteúdos nas suas mídias online, realizaram ações sociais, publicitárias e a criação de produtos/serviços que se adequavam a esse período.

Referência(s)