
DA TV PARA AS MÍDIAS SOCIAIS: O IMPACTO DO ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM E NO TWITTER NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA MORTE DO MENINO MIGUEL
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.53450/2179-1465.rg.2021v12i3p267-290
ISSN2179-1465
AutoresAdriano Austeclínio Pádua, Sheila Borges de Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste artigo, investigamos o engajamento do público no Instagram e no Twitter na ressignificação da mediação jornalística audiovisual da cobertura do caso da morte do menino Miguel. O tensionamento entre o engajamento em mídias sociais e o modelo de comunicação de massa se verifica pela geração de conteúdos on-line auto-organizada por meio da hashtag #justicapormiguel. O engajamento gera um sistema de respostas que ressignifica a cobertura jornalística sobre ocaso do telejornal NETV 2, da TV Globo Recife, e das reportagens da TV Jornal, do SBT Recife, acionando a circulação de novos sentidos sobre o caso nas plataformas em estudo.
Referência(s)