
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E MEMÓRIAS
2022; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v18i36.698
ISSN1809-1636
AutoresPaula Souza da Silva, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoObjetivou-se com esse trabalho contribuir com a formação humana integral dos discentes do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont por meio do desenvolvimento e da validação de um museu virtual para visita, pesquisa e interação com os itens históricos das escolas de educação profissional que funcionaram no espaço onde atualmente está localizada a sede do referido campus. A metodologia de natureza aplicada e com abordagem qualitativa se iniciou com revisão bibliográfica, seguida de pesquisa exploratória e de pesquisa de campo. Foram aplicados questionários aos estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2019 do curso técnico em Guia de Turismo, concomitante/subsequente, vespertino, de modo a verificar a relação dos mesmos com a cultura e a história da instituição em que se encontram matriculados e para verificar a operacionalidade e o potencial do Museu virtual em alcançar os objetivos a que se propõe. A luz da máxima sobre cultura e formação humana integral concluiu-se que o Museu tem potencial para contribuir com a formação humana integral dos discentes e com a identificação da comunidade local ao ser uma fonte de cultura e de pesquisa, bem como, de preservação e disseminação de 80 anos de história de educação profissional na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais.
Referência(s)