
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA EM UMA AULA ENVOLVENDO A INSTALAÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE TEMA CONTROVERSO
2022; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v18i36.703
ISSN1809-1636
AutoresRicardo de Lima Silva, Norimar de Melo Verticchio, Geide Rosa Coelho,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEsta pesquisa de cunho qualitativo faz parte de um projeto de pesquisa-formação que orientou os processos de produção e análise de dados, a partir da relação estabelecida entre os professores, que culminou nessa intervenção. O trabalho foi desenvolvido em torno de uma audiência pública com controvérsia simulada sobre a instalação hipotética de uma mineradora de minério de ferro na Cidade X, desenvolvida com uma turma do curso de Engenharia Mecânica da Escola X. A nova mineradora seria instalada no Estado de Minas Gerais, que é um grande polo minerador, mas também é palco de grandes tragédias socioambientais. Este trabalho tem como objetivo central a análise da mediação pedagógica de professores de engenharia no contexto da EPT - Educação Profissional e Tecnológica, na interlocução com ferramentas culturais e com os estudantes (e suas concepções), pensando a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual apoiados na abordagem CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. A análise da intervenção mostrou boa articulação da ação mediada e revelou concepções e atitudes que permitiram pensar a e educação em engenharia e a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual por meio dos pressupostos da abordagem CTS.
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