Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA EM UMA AULA ENVOLVENDO A INSTALAÇÃO DE UMA EMPRESA MINERADORA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE TEMA CONTROVERSO

2022; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português

10.31512/vivencias.v18i36.703

ISSN

1809-1636

Autores

Ricardo de Lima Silva, Norimar de Melo Verticchio, Geide Rosa Coelho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta pesquisa de cunho qualitativo faz parte de um projeto de pesquisa-formação que orientou os processos de produção e análise de dados, a partir da relação estabelecida entre os professores, que culminou nessa intervenção. O trabalho foi desenvolvido em torno de uma audiência pública com controvérsia simulada sobre a instalação hipotética de uma mineradora de minério de ferro na Cidade X, desenvolvida com uma turma do curso de Engenharia Mecânica da Escola X. A nova mineradora seria instalada no Estado de Minas Gerais, que é um grande polo minerador, mas também é palco de grandes tragédias socioambientais. Este trabalho tem como objetivo central a análise da mediação pedagógica de professores de engenharia no contexto da EPT - Educação Profissional e Tecnológica, na interlocução com ferramentas culturais e com os estudantes (e suas concepções), pensando a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual apoiados na abordagem CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. A análise da intervenção mostrou boa articulação da ação mediada e revelou concepções e atitudes que permitiram pensar a e educação em engenharia e a sustentabilidade da atividade de mineração no processo civilizatório atual por meio dos pressupostos da abordagem CTS.

Referência(s)
Altmetric
PlumX