Ensino do Português na França e cidadania: a questão descolonial
2022; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.13102/lm.v12i2.7766
ISSN2177-0344
Autores Tópico(s)Linguistic and Sociocultural Studies
ResumoRESUMO: Ao abordar a cultura dos países africanos de língua portuguesa, o professor de língua portuguesa se encontra no desafio de tratar de assuntos como a escravidão, o comércio negreiro, a colonialidade mas também do processo da pós-colonialidade. Isso permite também traçar paralelos com a situação francesa, e refletir sobre o próprio processo de descolonização nas colônias francesas, e a relação que este país ainda mantém com elas. Desta maneira, pretendemos demostrar que o ensino do português pode implicar uma responsabilidade de sensibilização para temas atuais de extrema importância ligados à pós-colonialidade. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, África lusófona, descolonial. ABSTRACT: When he addresses the subject of Portuguese-speaking African countries, the Portuguese teacher is confronted with the challenge of discussing topics such as slavery, the triangular trade, colonialism but also the post-colonialism process. That is why it makes it possible to draw a parallel with the French situation and reflect about the decolonization process in French former colonies, and the relation that this country still maintains with them. This way, we intend to prove that the Portuguese learning process might imply a responsibility of awareness around major contemporary topics linked to post-coloniality. KEYWORDS: PLE, France, Portuguese-speaking Africa, decolonial.
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