Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História do cristianismo nos manuais de ensino de História

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/herodoto.2021.v6.13788

ISSN

2448-2609

Autores

José Petrúcio de Farias,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente estudo ocupa-se da presença de conteúdos de História Antiga em manuais de ensino de História brasileiros. Indagaremos, particularmente, as permanências e as mudanças na configuração de formas históricas sobre a história do cristianismo com a finalidade de destacar que a memória histórica fabricada por tais narrativas exerce um papel político-cultural significativo, ora como instrumento legitimador da ordem social vigente, no interior da qual o passado é ‘domesticado’ para satisfazer a interesses e objetivos do presente, ora como produtor de um sentido ao passado em consonância com as instituições políticas e religiosas contemporâneas. Por fim, discutiremos o papel dos estudos clássicos nas propostas curriculares de História no século XXI, seus avanços e percalços.

Referência(s)