Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Isso é Esparta...? Um projeto de ensino experimental sobre Esparta em guerra

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/herodoto.2021.v6.13797

ISSN

2448-2609

Autores

Elena Franchi,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo descreve uma proposta de ensino desenvolvida para alunos de bacharelado matriculados em um curso sobre a antiga Esparta totalizando 30 horas. Uma introdução ao ensino da antiga Esparta e as dificuldades que ela apresenta em termos de didática (seção 2 ) é seguido por uma seção que ilustra o método de ensino escolhido, ou seja, co-ensino com especialistas no assunto, na forma de uma série de três webinars com duração de duas horas cada, fazendo parte do curso maior (seção 3). Segue-se uma secção (4) que descreve as estratégias de ensino específicas adotadas durante os workshops de apoio, nomeadamente atividades entre pares, CLIL (Conteúdo e Aprendizagem Integrada de Línguas) e sala de aula invertida, depois uma secção adicional (5) focada nas estratégias de consolidação. O artigo conclui com foco no feedback dos alunos e uma avaliação provisória (6).

Referência(s)