Uma dimensão global por meio do ensino do 'Mundo Antigo'
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34024/herodoto.2021.v6.13803
ISSN2448-2609
Autores Tópico(s)Religious Education and Schools
ResumoO presente estudo visa investigar em que medida uma dimensão global é comunicada aos estudantes por meio do ensino de "Mundo Antigo" nas diferentes matérias dos livros didáticos de ensino primário na grécia, a saber: línguas, estudos sociais, ciência e religião. Neste artigo, o "Mundo Antigo" se refere tanto à tradicional civilização greco-romana, quanto àquelas não greco-romanas. A análise dos conteúdos desses livros didáticos gregos demonstra que a apresentação do "Mundo Antigo" tem como propósito promover uma orientação etnocêntrica/nacionalista. A ausência de referências a outras civilizações antigas, nesse sentido, está em contraste com as atuais ênfases presentes no desenvolvimento de currículos globais e multiculturais?
Referência(s)