Ensino médio e projeto de vida: uma pesquisa do tipo estado da arte / High school and life project: state of the art research

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n3-359

ISSN

2525-8761

Autores

Soraia Batista Rodrigues, Marilda Aparecida Behrens,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento do estado da arte que envolveu a produção sobre o Ensino Médio e projeto de vida nas Teses e Dissertações, entre os anos 2010 a 2020, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e foi desenvolvida no grupo de pesquisa “Paradigmas educacionais e formação de professores – PEFOP”, num programa stricto sensu, de Doutorado em Educação. Como problemática de pesquisa buscou-se elucidar como se identificam e onde ocorrem os trabalhos que envolvem os estudos sobre Ensino Médio e projeto de vida, em especial, nas produções advindas do stricto sensu. O objetivo geral foi: identificar os estudos sobre Ensino Médio e projeto de vida, em teses e dissertações, detectando os objetivos, as metodologias propostas e os programas que ocorreram as pesquisas. A metodologia foi qualitativa, do tipo estado da arte ou do conhecimento, segundo Romanowski e Ens (2006) e Ferreira (2002), e teve por finalidade fazer um levantamento acerca do conhecimento produzido sobre o tema, mapeando o que já foi publicado por outros pesquisadores. Os resultados apontados por esta pesquisa evidenciaram que o tema em questão era discutido antes de se tornar uma disciplina específica do Ensino Médio. Observou-se que a temática dialoga com várias áreas do conhecimento como psicologia, administração e economia e, assim, podem subsidiar a educação nos estudos sobre Ensino Médio e projeto de vida.

Referência(s)
Altmetric
PlumX