Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análises de pesquisas envolvendo a articulação entre comunidades de prática e formação de professores de química

2022; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português

10.31639/rbpfp.v14i29.509

ISSN

2176-4360

Autores

Flávia Cristiane Vieira da Silva, Jakson Carlos Lins LEITE,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Investigamos trabalhos científicos envolvendo a articulação entre Comunidades de Prática (CoPs) e a formação de professores de Química. Fizemos um recorte temporal de 5 anos (2015-2020), para identificar como os aspectos teóricos e metodológicos das CoPs são ressignificados em tais pesquisas. Para tal, caracterizamos como as pesquisas discutem e ressignificam o engajamento, repertório compartilhado e projeto conjunto. Da análise, foi possível identificar que as comunidades de prática são compreendidas como possíveis espaços de formação docente. De maneira geral, acreditamos que a formação a partir das CoPs pode contribuir para construção dos diferentes saberes docentes, construídos a partir do engajamento e participação.

Referência(s)