
Análises de pesquisas envolvendo a articulação entre comunidades de prática e formação de professores de química
2022; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português
10.31639/rbpfp.v14i29.509
ISSN2176-4360
AutoresFlávia Cristiane Vieira da Silva, Jakson Carlos Lins LEITE,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoInvestigamos trabalhos científicos envolvendo a articulação entre Comunidades de Prática (CoPs) e a formação de professores de Química. Fizemos um recorte temporal de 5 anos (2015-2020), para identificar como os aspectos teóricos e metodológicos das CoPs são ressignificados em tais pesquisas. Para tal, caracterizamos como as pesquisas discutem e ressignificam o engajamento, repertório compartilhado e projeto conjunto. Da análise, foi possível identificar que as comunidades de prática são compreendidas como possíveis espaços de formação docente. De maneira geral, acreditamos que a formação a partir das CoPs pode contribuir para construção dos diferentes saberes docentes, construídos a partir do engajamento e participação.
Referência(s)