Desenvolvimento de processos fermentativos e análise sensorial no ensino de engenharia química: uma experiência no ensino remoto / Development of fermentative processes and sensory analysis in teaching chemical engineering: an experience in remote teaching

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n3-071

ISSN

2525-8761

Autores

Madrith Sthel Costa Duarte, Margarete Aparecida Pereira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho investigou a aplicação de práticas de ensino com o intuito de perceber a aceitação e aprendizagem dos estudantes. Foram utilizadas aulas formais expositivas referentes aos temas de bioquímica aplicada a fenômenos de fermentação e lançado o desafio aos estudantes de desenvolvimento de um processo fermentativo com recursos caseiros. Os processos selecionados foram: cerveja, cachaça, vinho, iogurte, queijo e pão. Os grupos de no máximo seis estudantes se reúnem remotamente e desenvolvem algum dos processos selecionados, elaboraram POPs (procedimentos operacionais padrão) e elaboram um plano de aplicação em escala. As variáveis dos processos são investigadas pelos estudantes a fim de ampliar a formação do engenheiro tirando-os do lugar de conhecimentos fragmentados para uma formação por competências.Os processos realizados pelos estudantes em suas residências se mostraram eficaz do ponto de vista da aprendizagem assim como o estudo de análise sensorial que se mostrou eficaz com aplicação de produtos caseiros de baixo custo com substituição ao comparado com análises realizadas em laboratório com soluções adequadas.

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